Estudantes do Parlamento Jovem recebem duas palestras

Educação política nas escolas é um tema inegavelmente importante, mas difícil quando o assunto é pensar em soluções práticas e de curto prazo. Pensar o currículo escolar, promover a interação entre a sociedade e a escola e criar novos mecanismos de gestão democrática são desafios que podem gerar mudanças profundas na educação das crianças e dos adolescentes mineiros.

Por essa razão, nos dias 10 e 18 de abril, os estudantes que participam da etapa municipal da edição de 2017 do Parlamento Jovem de Minas receberam palestras sobre o tema e os subtemas desta edição.

A primeira palestra ocorreu no dia 10 de abril, às 17h30min, no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis e foi ministrada pelo educador José Heleno Ferreira, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e atuante em diversas causas relacionadas à educação. José Heleno falou sobre o tema educação política nas escolas e sobre o subtema 1 - educação política e currículo.

Com uma linguagem bastante didática, o professor explicou o que é educação política, mostrou maneiras pelas quais a escola pode trabalhar educação política sem interferir em visões partidárias dos estudantes, deu ideias de pontos que podem ser melhorados em nossa legislação para promover debates políticos e ainda tratou de questões como alterações no currículo escolar e participação da sociedade na elaboração do currículo.

Ainda sobre o tema de 2017, os outros dois subtemas - interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas - foram tratados na atividade realizada no dia 18 de abril, às 14 horas, na Escola Estadual Joaquim Nabuco.

Na ocasião, quem conversou com os alunos foi o Professor Roberto Rodrigues Ribeiro, diretor da escola. Ele explicou quais são os maiores desafios que um gestor escolar enfrenta e mostrou caminhos para mudanças no que se refere a gestão democrática e à participação da sociedade na formação política dos estudantes.

Um ponto de destaque citado pelo palestrante é a ausência de uma formação específica para aquele educador que se torna diretor de escolas estaduais. Além disso, os estudantes puderam saber a fundo como funciona o colegiado escolar, instrumento de gestão democrática abrangente, que conta com a participação de professores, estudantes e da comunidade escolar.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de educação para a cidadania realizado pela Assembleia de Minas em parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais. Você também pode sugerir ideias sobre educação política por meio da Caixa de Ideias. Participe!

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles / Samuel Marques