Divinópolis recebe Plenária Regional do Parlamento Jovem

No último dia 16, o Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis recebeu a Etapa Regional do Parlamento Jovem de Minas, na qual estudantes dos municípios de Nova Serrana, Pará de Minas e Pains, juntamente com jovens divinopolitanos, debateram propostas sobre o tema Educação política nas escolas.

As atividades duraram uma tarde e foram divididas em dois momentos. No primeiro deles, chamado de "Grupos de Trabalho", os estudantes se dividiram em três grupos, cada um deles referente a um dos subtemas trabalhados na edição 2017 do projeto: Educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

Já no segundo momento, os jovens ocuparam as mesas dos vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis e debateram todas as propostas aprovadas na etapa dos grupos de trabalho. Ao final do dia, foram aprovadas as seis melhores ideias da região Centro-Oeste que, juntamente com as ideias de outros 11 polos regionais espalhados pelo estado, comporão o documento-base da Etapa Estadual, que se realizará em setembro na Assembleia de Minas, em Belo Horizonte.

O objetivo do tema de 2017 do Parlamento Jovem é que os estudantes interfiram na própria realidade vivenciada por eles na escola. Tendo em vista que muitas vezes não há espaço para que se discuta política no ambiente escolar e que, quando há discussões, elas tendem a ter peso partidário, os jovens tiveram a oportunidade de mudar essa realidade, com iniciativas que levem a política para o ambiente escolar. Outro objetivo importante é que o adolescente passe a fazer parte das decisões importantes de sua escola, ampliando a democracia no espaço de ensino.
Para que essas metas fossem atingidas, destacaram-se ideias como incluir no calendário escolar a realização de seminários, cursos, oficinas, atividades recreativas e eventos sociais; desenvolver de uma plataforma de estudos sobre política disponibilizada gratuitamente ao público; e criar um congresso apartidário, dentro do âmbito escolar, com objetivo de se pensar soluções para demandas de interesse coletivo. O documento com todas as propostas aprovadas pode ser consultado clicando aqui.

Além disso, foi elaborada pelo polo uma sugestão de tema para edição 2018 do Parlamento Jovem. As opções foram "o jovem no mercado de trabalho", indicado por Divinópolis; "igualdade de gêneros", indicado por Pains; "incentivo à arte e à cultura", indicação de Nova Serrana; e "etnocentrismo: um problema social", sugestão apontada por Pará de Minas. Após votação, o tema escolhido como sugestão do polo foi "igualdade de gêneros", com os subtemas: igualdade no mercado de trabalho, participação feminina na política e ações de inclusão da população transsexual.

Abertura

A abertura da atividade foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Vereador Adair Otaviano, que discursou sobre a importância da inserção do jovem na política. Segundo Otaviano, desperta alegria ver espaços cada vez mais abertos para que o jovem seja politicamente ativo, tendo em vista que o Brasil viveu épocas em que os jovens, ainda que fossem extremamente idealistas, eram impedidos de opinar politicamente.

Além do Presidente da Câmara, compuseram a mesa de abertura, também, a Primeira Secretária do Legislativo e Presidente da Comissão de Educação, Vereadora Janete Aparecida, que presidiu a abertura; o Vice-Presidente da Câmara, Vereador Josafá; o Segundo Secretário da Câmara e Secretário da Comissão de Educação, Vereador Raimundo Nonato; e o Presidente da Comissão de Participação Popular, Vereador Roger Viegas. Também acompanharam a atividade os Vereadores Cleitinho Azevedo e Edson Souza.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais do interior. Em 2017, as atividades ocorrem em 64 municípios do estado, divididos em 12 polos regionais.

O projeto se encerra em setembro, com a realização da Plenária Estadual na Assembleia de Minas. Na ocasião, as melhores propostas entre aquelas aprovadas por estudantes do estado todo serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG e tramitarão na Casa, podendo se tornar leis, emendas, resoluções, indicações e outros instrumentos normativos.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Jeann Teixeira