Vereadores e Escola do Legislativo visitam CECRI

Na manhã desta terça-feira (27), a escola CECRI foi palco de mais uma visita do Programa Cidadania e Democracia nas Escolas. Professores, funcionários da escola e cerca de 150 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os vereadores Cleitinho Azevedo, Zé Luiz da Farmácia e Raimundo Nonato.

O trabalho começou com uma diálogo entre os estudantes e o Procurador do Legislativo e Diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin. O tema principal foi o conceito de política e as visões distorcidas que a sociedade constrói sobre o tema, criando uma completa aversão a esse termo. Nessa vertente, os jovens puderam compreender que todas as suas relações sociais são atos políticos e, portanto, vivencia-se política o tempo todo.

Outro ponto importante trabalhado foi a relevância do Poder Legislativo. Deixando clara a igual importância dos três poderes, os estudantes perceberam que o Legislativo determina como vai caminhar uma sociedade: se os legislativos fazem leis ruins, os executivos terão dificuldade em colocar as leis em prática e o Judiciário não terá sucesso ao julgar. Pelo contrário, um Poder Legislativo sólido cria boas leis e rege corretamente a sociedade.

Foi dado grande destaque às funções do Poder Legislativo: legislar, fiscalizar, administrar e julgar. No entanto, foi dado destaque a outra função que as Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas e o próprio Congresso Nacional vêm ganhando ao longo dos anos: a função educativa. Nesse sentido, o Poder Legislativo vem ganhando o papel de ente educador com relação à democracia, à cidadania e à política.

Um momento de grande destaque foi a participação dos vereadores presentes, apresentando-se e mostrando suas visões sobre a política atual e suas contribuições para uma sociedade mais justa. O Vereador Cleitinho Azevedo foi taxativo condenando a politicagem e afirmando que se queremos que nosso país mude, a prioridade é a educação. Zé Luiz da Farmácia, por sua vez, falou sobre a importância de o jovem estar, cada vez mais, bem consigo mesmo, pois essa mudança interna refletirá em um posicionamento equilibrado para que o jovem viva em uma sociedade cada vez mais complexa. Por fim, o Vereador Nonato deu números que mostram o tamanho de nossa cidade, a grande quantidade de habitantes que aqui constroem seus lares e, assim, mostrou como é difícil o trabalho de fiscalizar os gastos públicos.

Durante toda a atividade, os estudantes puderam fazer perguntas e dar seus posicionamentos sobre o que estava sendo abordado. Assim, foram colocados em discussão temas polêmicos, como a influência da mídia em questões políticas; o alto gasto em obras públicas, mesmo em um momento desfavorável para a economia brasileira; os grandes escândalos de corrupção e a consequente desconfiança da população em seus representantes; e até mesmo a falta de respeito e de educação da população em questões básicas do dia a dia, como o trânsito, por exemplo. Tais assuntos lançados pelos estudantes mostraram sua consciência política e seu descontentamento com problemas de nosso país.

Por fim, foi entregue à escola o conjunto de materiais da Escola do Legislativo para o incentivo à educação política: Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal, Plano Decenal de Educação de Divinópolis, livro "História dos Símbolos Nacionais" e cartaz "O que o vereador pode e não pode fazer?". Os estudantes se comprometeram a realizar um simples dever de casa: repassar os conhecimentos aprendidos e incentivar outros jovens a gostarem da política.

As visitas do Programa Cidadania e Democracia nas Escolas continuarão no segundo semestre. Se sua escola deseja receber as ações o projeto, entre em contato com a Escola do Legislativo, por meio do telefone (37) 2102.8218, do e-mail escoladolegislativo@divinopolis.mg.leg.br ou através do Fale Conosco.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles