Divinópolis realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem

Na segunda-feira (05), a Câmara Municipal de Divinópolis sediou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas, projeto realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais. 13 estudantes criaram e debateram propostas sobre o tema Educação Política nas Escolas. O evento foi acompanhado por coordenadores, monitores e estudantes de Pains e também pela coordenação municipal de Pará de Minas.

A atividade começou no período da manhã com a realização dos Grupos de Trabalho, momento em que os jovens estudantes da Escola Estadual Joaquim Nabuco, foram divididos em três grupos de acordo com os subtemas da edição 2017: educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Cada um dos grupos teve a oportunidade de criar até seis propostas.

A abertura oficial, contudo, foi realizada na parte da tarde e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Adair Otaviano, que discursou sobre a importância da participação do jovem na política no momento de crise vivido pelo país. De acordo com Adair Otaviano, é importante proporcionar conhecimentos sobre a boa política para nossos estudantes: "estamos lutando para mostrar a boa política: a política da participação, a política da inclusão, a política do bem comum e da luta por um país cada vez melhor." Ainda segundo ele, "um desses projetos, que nos ajuda a educar nossos estudantes, é justamente o Parlamento Jovem".

Estiveram presentes na mesa de abertura, a Primeira Secretária do Legislativo e Presidente da Comissão de Educação, Vereadora Janete Aparecida, que presidiu a abertura; o Vice-Presidente da Câmara, Vereador Josafá; o Segundo Secretário da Câmara e Secretário da Comissão de Educação, Vereador Raimundo Nonato; o Presidente da Comissão de Participação Popular, Vereador Roger Viegas; o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Vereador Sargento Elton; o Presidente da Comissão de Justiça, Vereador Marcos Vinícius. Também acompanharam a atividade os Vereadores Cleitinho Azevedo e Renato Ferreira.

Após a abertura oficial, os estudantes se dirigiram às mesas dos vereadores e debateram as propostas elaboradas nos trabalhos da manhã. Uma das ideias mais debatidas foi a criação de cursos preparatórios à distância sobre democracia nas escolas a serem realizados pelos professores durante o recesso escolar do mês de julho.

Após quase quatro horas de discussões, foi aprovado o documento final da plenária, contendo as seis propostas de Divinópolis a serem levadas para a etapa regional do projeto. Entre as ideias estão o incentivo aos grêmios estudantis, a ampliação das discussões políticas nas escolas sem interferência de questões partidárias e a promoção da interação entre escolas e Poder Legislativo. Também foi aprovada uma sugestão de tema para a próxima edição do Parlamento Jovem: O jovem no mercado de trabalho.

O projeto

Coordenadora do subtema 1, sobre alterações no currículo escolar, a estudante Letícia Layla, participante do Parlamento Jovem pela primeira vez, acredita que participar do projeto é uma experiência única. "Através desse projeto, pude conhecer mais sobre a política de nosso país e até quebrei um certo preconceito que eu tinha. Vale a pena participar.", diz.

A servidora Arlete Antunes, da Câmara municipal, também está no projeto pela primeira vez, mas atuando como monitora. Auxiliando os estudantes que participam do programa, ela vê no Parlamento Jovem "um projeto de grande relevância, pois aproxima o jovem da realidade política de um modo geral. "A maioria dos jovens ainda tem muitas dúvidas relacionadas à política. Com esta aproximação do jovem para com a política, surgem ideias inovadoras, que resultam em projetos que fazem uma grande diferença no Legislativo e no cotidiano de todos os cidadãos", afirma.

Outras Plenárias Municipais ocorrerão, ainda em junho, nas cidades que compõem o Polo Centro-Oeste - Pará de Minas, Pains e Nova Serrana - e em mais de 60 cidades espalhadas por Minas Gerais. As duas próximas etapas do projeto ocorrem em agosto, com a Plenária Regional, e em setembro, na Etapa Estadual em Belo Horizonte.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles