Câmara de Divinópolis recebe encontro de coordenadores do Parlamento Jovem

No último dia 29, o Plenário da Câmara Municipal recebeu coordenadores e monitores do Parlamento Jovem de Minas de quatro cidades do Centro-Oeste. O encontro, que foi acompanhado por representantes da Assembleia de Minas e da PUC Minas, teve como objetivo a realização de balanço das atividades já realizadas no projeto e traçar metas para as próximas ações a serem realizadas.

A atividade recebeu coordenadores de Divinópolis, Nova Serrana, Pains e Pará de Minas e foi dividida em dois momentos. No primeiro deles, as cidades discutiram os problemas que ocorreram desde a implantação do projeto, em fevereiro, até a etapa atual, de encerramento das atividades municipais, e buscaram soluções para as dificuldades e ideias que podem ajudar no planejamento do próximo ano.

As coordenações municipais apontaram a greve nas escolas como um grande dificultador para a realização das atividades dentro dos prazos corretos, estipulados pela coordenação estadual. Outro grande problema relacionado a escolas e estudantes foi a evasão dos jovens: alguns municípios chegaram a perder mais de 50% dos participantes da edição. Uma das causas desse problema é o fato de alguns professores não apoiarem o projeto e prejudicarem os estudantes que se ausentam no turno de aula para a realização das atividades do PJ.

Para resolver parte desses problemas, chegou-se ao consenso de que é necessária maior divulgação do projeto dentro das escolas, para que os professores embarquem na ideia e sejam parceiros, realizando atividades, inclusive, dentro de sala de aula sobre o tema estudado. Um exemplo de como isso pode dar certo vem do município de Nova Serrana, onde estudantes realizam trabalhos do Parlamento Jovem dentro da própria escola, monitorados por um professor parceiro da iniciativa. Já no caso envolvendo punições por parte de professores, ficou acordado que tais situações sejam levadas ao conhecimento dos respectivos diretores das escolas.

No geral, o balanço do polo Centro-Oeste foi positivo e o único apontamento feito para os coordenadores municipais referente a necessidade de melhoria foi relacionado a questões técnicas acerca do envio de informações sobre as atividades realizadas para a coordenação estadual. Uma das solicitações foi maior rigor na especificação de datas para a realização das principais atividades, como a plenária municipal, situação que deve ser verificada com mais afinco por alguns dos municípios que compõem o polo.

O segundo momento da tarde foi mais breve e teve o objetivo de instruir os coordenadores municipais para a atualização, junto a coordenação estadual, de informações sobre parceiros do projeto, monitores e oficinas realizadas.

União de forças

Um dos pontos fortes destacados no encontro foi a união de forças entre as coordenações municipais das cidades que compõem o polo Centro-Oeste. Um dos exemplos apontados foi referente aos lançamentos municipais, realizados no início do ano: em todos os lançamentos estiveram presentes representantes de pelo menos dois outros municípios da região. Tais ações refletem a força e a integração do polo regional.

Presenças

Estiveram presentes no encontro os coordenadores Samuel Marques e Roberto Franklin, representando a coordenação de polo e o município de Divinópolis; os coordenadores Aparecida Moreira e João Abreu, acompanhados do monitor Claudio Torres, representantes de Pará de Minas; o Vereador Leonardo Lara, coordenador em Pains, juntamente do monitor e ex-participante do parlamento Jovem Gustavo Ribeiro; e a coordenadora Juliana Martins, da cidade de Nova Serrana. Representando a coordenação estadual, estiveram presentes Leandra Oliveira, da Assembleia de Minas, e Karina Junqueira, da PUC Minas.

Próximas etapas

Em junho os municípios encerram a primeira etapa do Parlamento Jovem realizando as plenárias municipais. A primeira cidade do Centro-Oeste a realizar o evento é Divinópolis, no dia 5 de junho, como parte das comemorações do aniversário do município. Em seguida, ocorrerão as plenárias de Pará de Minas, no dia 13; Pains, no dia 28; e Nova Serrana, no dia 29. O município de Formiga não seguirá com sua participação na edição de 2017 por não ter realizado as atividades de formação dos estudantes.

Após as plenárias municipais, os jovens participantes estudarão as propostas aprovadas nos quatro municípios e o próximo passo do projeto ocorrerá em agosto, com a realização da plenária regional, na qual serão aprovadas as mais relevantes propostas do Centro-Oeste.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles