Divinópolis encerra etapa de formação temática do Parlamento Jovem


As duas últimas oficinas de formação temática do Parlamento Jovem de Divinópolis foram realizadas no último dia 19, no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo das atividades foi que os estudantes pudessem refletir sobre o que aprenderam nas palestras realizadas nos dias 10 e 18 de abril sobre o tema e os subtemas da edição 2017 do projeto.

Conduzida pelo Coordenador Municipal do projeto, Samuel Marques, a primeira atividade do dia foi destinada à reflexão e ao debate. Os estudantes foram divididos em grupos de acordo com os subtemas do projeto - educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas - e tentaram encontrar respostas para questões motivadoras, como "Quais as melhores formas de levar educação política para a sala de aula?" ou "Como capacitar os gestores escolares para que eles promovam a democracia nas escolas?.

Após o momento de reflexão, os estudantes ocuparam as mesas dos vereadores, expuseram suas ideias e debateram problemas e soluções. As ideias lançadas pelos alunos devem servir de base para a elaboração das primeiras propostas do município de Divinópolis.

O segundo momento da tarde foi um quiz fundamentado no texto-base do Parlamento Jovem de 2017. Divididos em dois grupos, os estudantes respondiam questões e ganhavam pontos aleatórios caso acertassem. Em nenhum momento foi dito aos jovens que se tratava de uma competição, no entanto os dois grupos se mostraram bastante competitivos e o grupo que terminou o jogo com maior número de pontos comemorou bastante a vitória. Todavia, a principal lição da atividade foi que caso tivesse havido colaboração entre as equipes, os pontos poderiam ser de todos e não precisaria haver perdedores e vencedores. No final da atividade, ficou clara a importância de colaborar ao invés de competir.

Em maio, o Parlamento Jovem tem sua etapa de diagnósticos. Os estudantes percorrerão a cidade para descobrirem quis as principais demandas sobre educação política. Você pode auxiliá-los nesse processo, compartilhando suas propostas por meio da Caixa de Ideias. Participe e acompanhe!

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles