Divinópolis participa de encontro de coordenadores regionais do Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo da Assembleia de Minas realizou nos dias 5 e 6 de abril o Encontro de Coordenadores de Polo do Parlamento Jovem de Minas. Na programação, constaram diversas atividades, como roda de conversa, troca de experiências sobre os acontecimentos de cada região, orientações para a expansão do projeto por meio das redes sociais e muito mais. Mais de 20 coordenadores participaram do encontro.

Uma das atividades mais marcantes dos dois dias de estudo e intercâmbio foi a roda de conversa conduzida pelo professor Robson Sávio Souza Reis, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas. O tema do debate foi política e educação, o que permitiu que os coordenadores expusessem situações vividas nos municípios de cada região e entendessem melhor qual o papel da família e o papel da escola na formação do jovem.

Outro ponto de destaque foi um momento de interlocução entre os coordenadores através de uma apresentação sobre a articulação das cidades em cada polo. Representando o polo Centro-Oeste, o coordenador Samuel Marques reforçou a principal característica da região: a união entre as cidades e a promoção da autonomia, para que cada um dos municípios possa se organizar de acordo com sua realidade.

No evento ficaram também definidos os interlocutores digitais, pessoas que serão responsáveis por propagar as campanhas online voltadas aos jovens por meio das redes sociais. Um dos projetos de destaque é o #MaisJovensNaPolítica, uma iniciativa que tem como objetivo a inserção cada vez maior do jovem mineiro na política.

As atividades do Parlamento Jovem de Minas seguem nos municípios com as atividades de formação política realizadas no mês de abril. E você também pode dar sua ideia sobre o tema de 2017 do projeto - Educação política nas escolas - acessando a Caixa de Ideias.

Texto: Samuel Marques | Foto: Divulgação